“Mercado fraco”, “clientes ruins”, “A culpa é do governo”, Qual empreendedor nunca soltou essas frases, né? Hoje eu vim desmistificar tudo isso.
Vamos descobrir com esse post quais os principais fatores que estão te levando a não vender, dentro dos 5 pilares: Mentalidade, Marketing, Negociação, Atendimento e Pós atendimento. E é claro, trago soluções, acompanhe!
1. Mude Sua Mentalidade: De Vendedor para Solucionador de Problemas
Tudo começa na mente, se você não admite isso já fracassou. É como costumo dizer, se somos semelhantes á imagem do criador, o que te faz acreditar que pensar negativo te impulsiona a algo positivo?
NÃO FAZ SENTIDO!
Por isso, o primeiro passo é você buscar a AUTORRESPONSABILIDADE sobre os seus atos. Coloque a culpa em você pelos NÃOs que tem recebido dos clientes e busque melhorar. Além disso, pare de se comparar com a concorrência. O tempo e a energia que você gasta querendo se modelar ao coleguinha que faz sucesso só te empurra para trás.
Busque evoluir mentalmente, coordenado seu cérebro para pensar positivo e parar de usar frases como ás que eu citei no inicio do texto. Elas são seu estado de vítima, seu ego falando. Retire isso da sua vida e você já vai estar meio caminho andado.
2. Marketing
Deyllane, não gosto de aparecer. MAS GENTE!!! Se quer ficar milionário ou pelo menos bem de vida tem que curar esse medo de ser chacota, de ouvir criticas. Até quem divulga tigrinho tá lá aparecendo e você que vende um produto de qualidade e que beneficia milhares de pessoas está aí com vergonha. Assim não dá!
Pense nos grandes nomes do empreendedorismo: eles são a cara da própria marca. Aparecer para vender significa estar presente em eventos, redes sociais, vídeos, lives e webinars. Construa autoridade e se posicione como um especialista no seu nicho. Isso gera confiança, uma das bases mais importantes para a conversão de vendas.
Então, primeiro ajusta o medo de aparecer, seja foto ou vídeos. Depois, avalie qual seu público e como deseja conversar com eles e aí sim monte suas campanhas onde achar que é mais pertinente.
3. Melhore Suas Habilidades de Negociação
Deyllane, estou atraindo pessoas para o meu perfil e elas até falam comigo, mas não estou vendendo. De novo eu tenho que te falar: A CULPA È SUA.
Você está perdendo vendas por não saber como conduzir uma boa negociação. A arte da negociação vai além de oferecer descontos; ela envolve saber ouvir o cliente, aumentar sua autoconfiança a ponto do cliente sentir que você é confiável, ser claro e economizar a energia do cliente.
Amplie sua capacidade de negociação. Inclusive tenho um curso extraordinário apenas desse assunto que te deixará muito mais preparado. São duas horinhas em que você aprende um passo a passo montado por mim, simples, direto e prático.
4. Atendimento e Pós Atendimento de Excelência
Quando você atende bem, seus primeiros clientes se tornam seus divulgadores ambulantes e o melhor ” DE GRAÇA”. Por mais que você ache que as pessoas são ruins pelas experiências que você já teve com aquelas que não estavam em um bom dia, elas não são. Nós somos seres recíprocos e na maior parte das vezes procuramos recompensar aqueles que nos tratam bem, de maneira humanizada e gentil.
Por isso, invista em um atendimento verdadeiro e excelente. Isso inclui desde o primeiro contato, até o momento em que o cliente já fez a compra e está usando o produto.
No pós-atendimento, você erra ao abandonar o cliente. Um pós-venda eficiente não só fortalece a relação como também pode gerar novas oportunidades de vendas, como a recomendação para outras pessoas ou vendas futuras.
Segue o cliente nas redes, responde um ou outro stories dele, não de maneira intimista, mas sempre para marcar presença. CONECTE-SE.
Lembre-se: vendas não são apenas números; são o reflexo de como você se conecta e resolve os problemas do seu público.
Esse texto foi escrito por Deyllane Lacerda, especialista em comportamento do consumidor. Siga-me nas redes sociais e entenda como posso te ajudar a prosperar com o seu negócio.