Como curar o trauma de um cliente ruim

Em minha jornada, eu pude atender clientes maravilhosos. Mas, também atendi pessoas um tanto quando péssimas. Acredito que não fui a única e nem serei a última. Por isso, vim aqui te ensinar como curar esse trauma criado por pessoas que sem querer (ou querendo) jogaram todas as cargas negativas que elas carregam em você.

Siga nesse post e atente-se á minha história. Acredito que ela irá te curar de alguma forma:

Vamos primeiro fazer uma analogia

Tenho duas experiências de vida para contar-lhes. Um certo dia, quando estava aprendendo a dirigir, meu pai disse que eu iria pegar o carro e guiar pela primeira vez até o campo onde treinávamos todos os dias. Até aí tudo bem, eu só não contava que poderia dar errado antes mesmo de engatar a segunda marcha.

Era uma manhã bonita, acordei ás 6 da manhã como de costume. Pulei da cama, tomei um gole de café e me vesti para a aula de todos os dias. O carro era um Classic preto, um pouco surrado, mas era muito bom, funcionava bem. Meu pai me deu ás chaves e eu entrei apressada querendo fazer tudo sozinha porque em minha cabeça eu já sabia fazer.

Eu soltei o freio de mão, engatei a primeira marcha e soltei o freio e: PAH o carro saiu desgovernado e virou para o portão, dando um choque. Na hora não é possível pensar em muita coisa, eu só lembro do estrondo e dá tristeza e medo que eu senti. Na hora me senti muito incapaz, triste, insegura e assustada.

Meu pai, muito sagaz, olhou para o carro e disse: ele está ótimo, o portão recupera e a gente vai continuar. Sim, ele me fez dirigir assim mesmo e assim o fiz.

Eu não sabia, mas meu faz me fez curar um trauma antes mesmo dele penetrar em minha mente e eu ressuscitasse ele todas as vezes que visse um carro em minha frente.

Aconteceu de novo e eu quebrei sozinha

Ok, passado alguns anos, eu tive outra experiência traumática. Fui pegar um voo de Fortaleza para Belém e após duas tentativas o avião não decolou. Costumo dizer que não foi a experiência em si, mas passar algumas horas naquele avião parado, com pessoas visivelmente amedrontadas, tendo crise de pânico, me fez cogitar fazer o trajeto de ônibus.

No entanto, eu lembrei do que meu pai fez comigo. Então, decidi seguir viagem e assim eu curei o trauma antes mesmo dele se instalar.

Agora vamos ao empreendedorismo

Uma certa vez uma cliente foi grossa comigo, por um erro que admito eu tive. Enviei mensagem para ela enganada, pois na época estava começando e ainda não tinha a divisão de WhatsApp para atendimento e o pessoal.

Nesse dia ela me chamou de desorganizada e pediu para encerrar o serviço que ela havia contratado (e eu ainda não havia feito). Naquele dia me senti a pior das pessoas e cogitei desistir, de não atender mais ninguém e ficar camuflada em algum outro lugar, que não me colocasse nessas situações.

No entanto, uma amiga abriu meus olhos ao dizer que não seria fácil assim e que em todos os lugares, trabalhando para mim ou para os outros, eu estaria sempre suscetível a encontrar pessoas assim. E, que, obviamente, tinha que assumir meu erro, me perdoar e ao mesmo tempo entender que ela podia não estar em um bom dia e por isso não entendeu o meu engano de uma forma boa.

Hoje eu agradeço por ela ter descarregado seu mal dia em mim. Me fez voar de formas diferentes e me perdoando sempre. Isso me fortaleceu para entregar um bom trabalho e ter confiança de que SIM, fiz e faço um excelente trabalho.

Moral da história

Quando um cliente te tratar mal, menosprezar seu trabalho ou pedir descontos como se seu trabalho não valesse o valor que você entrega. Esquece ele, faz de novo, atende outro. Se aprimora, aprenda com seus erros, se perdoe e voe mais uma vez.

Você vai curar o trauma antes dele penetrar na sua mente como uma ferida que está sempre descascando e ao mesmo tempo tomará posse de si mesmo e não deixará com que o medo te vença.

Nossas lutas sempre serão com o nosso próprio EU.

Gostou do conteúdo? Essa vivência foi escrita por Deyllane Lacerda, empresária, especialista em comportamento do consumidor e mentora de empresários. Se você quer mais dicas sobre vendas, negociação e o poder da persuasão nos negócios, acompanhe o Instagram @deyllanelacerda e fique por dentro de conteúdos exclusivos para alavancar seu sucesso empresarial! 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima