Tudo que irei relatar aqui é baseado em minhas experiências. Por isso, não se sinta obrigado a fazer mais de um investimento.
Bem, por muito tempo eu me senti pressionada a ter uma “especialidade”. Não sei de onde veio essa pressão, mas ela existia. Sempre pensei que deveria me graduar, passar em um concurso ou ter um emprego fixo em qualquer empresa. Porém, depois de muitos “não’s” e de várias reprovações em concursos, eu me dei conta que eu SEMPRE fui uma investidora.
Por isso, em minha opinião, a melhor estratégia para reduzir riscos futuros é investir. Embora muitos empreendedores busquem especialização em uma área de atuação, a diversificação pode proporcionar uma proteção contra imprevistos e aumentar as oportunidades de sucesso.
No entanto, essa abordagem precisa ser feita de forma planejada, alinhando os investimentos aos interesses pessoais e à capacidade de gestão de cada negócio, que é o que irei te mostrar agora neste post.
O que é Diversificação de Carteira Empresarial?
Diversificação de carteira, no contexto empresarial, refere-se ao ato de investir em diferentes áreas ou setores para minimizar riscos e maximizar as chances de sucesso. Em vez de apostar todas as fichas em um único negócio ou setor, o empreendedor distribui seus investimentos em diferentes frentes, o que pode incluir produtos, serviços ou até mesmo novos mercados.
Lembrando que investir não é só bolsa de valores e compra de moedas. É ser sagaz e encontrar oportunidade em vários nichos.
Como eu fiz isso?
Bem, eu comecei abrindo um escritório de contabilidade, em que eu vendia meu serviço. Por muito tempo estive atrás do operacional da empresa, mas isso não me fazia 100% feliz. Para mim, é como se eu estivesse escrava do meu negócio.
Logo, eu passei a me dedicar também á outras atividades que sempre gostei: Escrita (escrevi livros que estão a venda), Aulas (fiz cursos que também estão a venda), Assinatura de Software e, agora, sou sócia de uma empresa de marketing.
É claro que todas essas atividades eu tenho pessoas que me ajudam, que dividem lucro e trabalho comigo. Inclusive essa é uma boa lição: Não existe diversificação de investimentos sem colaboradores, parceiros ou sócios, em algum momento você precisará de network.
Respeite seus interesses pessoais
Apesar das vantagens da diversificação, é crucial que você empreendedor invista em áreas que, de alguma forma, estejam alinhadas com suas paixões e interesses. Um empresário que investe apenas por oportunidade, sem considerar suas preferências e habilidades, pode perder a motivação para gerenciar o novo negócio de maneira eficiente. O resultado disso é que, mesmo com diversificação, o sucesso pode ser comprometido.
Empreender requer dedicação, esforço e conhecimento, e estar envolvido em algo que não desperta interesse pode tornar o processo mais árduo e cansativo.
Gestão e Controle
Quando você pega gosto por vendas, com certeza irá querer fazer de tudo. No entanto, é preciso que você tenha habilidades de gerenciamento, que é um desafio significativo. Alocar os recursos no lugar certo e na hora certa, faz com que seus investimentos explodam.
Você precisa de conhecimento técnico, de finanças e principalmente de pessoas, pois seus colaboradores precisam de um líder e em cada empresa que você tiver, você terá que ter pulso firme e boas ideias para executar.
Uma estratégia comum é estabelecer equipes competentes e delegar responsabilidades, mantendo-se focado na estratégia geral e no crescimento das operações. Isso permite que cada negócio tenha a atenção necessária sem sobrecarregar o gestor. Além disso, jamais tampar buracos financeiros de uma empresa para outra.
Por último: Paixão por negócios
Gostar do que faz é ter sucesso. Mesmo que você ainda não ganhe milhões, entenda que só o fato de você amar acordar todos os dias para executar as atividades da sua empresa, já te faz um ser de sucesso e principalmente livre.
Depois que eu entendi que sou uma investidora e amo gerar recursos, estabelecer estratégias e liderar pessoas, acordo todos os dias com a sensação de estar no lugar certo. Mesmo que as vezes não seja tão leve assim.
Espero que este post tenha te ajudado e que você me siga no Instagram para mais conteúdos como esse e de como vender, negociar utilizando técnicas psicológicas a seu favor.
Eu sou Deyllane Lacerda, especialista em comportamento do consumidor e nos vemos no próximo post!